Dos Territórios Indígenas aos Mercados

Communities Investments Dec 21, 2021
Marcio Halla

A Iniciativa Comunidades e Governança Territorial da Forest Trends (ICGT-FT) compreende a governança territorial e organiza sua atuação nos territórios indígenas com a integração das dimensões cultural, política e econômica e valorizando a autonomia e a autodeterminação dos povos.

O trabalho da ICGT-FT no campo das economias indígenas do Território Mosaico Tupi, um conjunto de Terras Indígenas na porção leste do Tupi Guaporé, teve início há sete anos, com a composição de uma equipe com presença constante nas Terras Indígenas. O trabalho com as cadeias da sociobiodiversidade indígena, que teve início com o artesanato e o cacau, envolve também as cadeias da castanha-do-brasil, do açaí e da copaíba, entre outras com potencial cada vez maior. Em 2019, esse trabalho ganhou escala e passou a gerar impactos mais significativos por meio da implementação do Projeto Nossa Floresta Nossa Casa, com o apoio e parceria da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), do CIAT (Centro Internacional para Agricultura Tropical) e da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA).

Temos a satisfação de lançar a série de quatro livros Dos Territórios Indígenas aos Mercados: cadeias de valor do artesanato, da castanha, do cacau e do açaí.  Esperamos que esses livros sejam uma espécie de guia para a consolidação de ações voltadas às economias indígenas e à valorização dos povos, compartilhando e difundindo nossos aprendizados e experiências.

Os livros introduzem conceitos sobre governança territorial indígena e economias indígenas, e se organizam em duas partes: na primeira parte dos livros são apresentados dados, informações e aspectos das cadeias e dos mercados que indicam características, desafios e oportunidades. Na segunda parte abordamos especificidades das iniciativas econômicas indígenas do Mosaico Tupi e dos arranjos que estão em construção onde atua a ICGT-FT, em 08 TIs, onde vivem 21 povos indígenas que, além de vivenciarem o mesmo contexto socioeconômico e enfrentarem os mesmos desafios, compartilham línguas, culturas, histórias e cosmovisões.

Com esta série de quatro livros queremos agregar conhecimento e promover interações positivas ao equilíbrio das economias indígenas, para que sejam abertos mais acessos dos territórios indígenas aos mercados e para que as parcerias sejam mantidas com base em valores compartilhados.

Marcio Halla es Coordenador do Projeto Nossa Floresta Nossa Casa e da área de economia indígena da Iniciativa Comunidades e Governança Territorial da Forest Trends.

 

 

 

 

Enjoyed reading this post? Share it with your network!



Viewpoints showcases expert analysis and commentary from the Forest Trends team.
Connect with us on Facebook and Twitter to follow our latest work.