Google Map of Event Location

IV Congresso Internacional de Pagamentos por Serviços Ambientais

Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, São Paulo, Brazil

Devido à importância estratégica no desenvolvimento de iniciativas e políticas públicas relacionadas ao PSA na região e no país, o Estado de São Paulo foi escolhido como palco para o IV Congresso Internacional de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) que será realizado entre os dias 26 a 29 de novembro de 2012, na cidade de São Paulo.

O Congresso tem como tema central “Avaliação de impacto e monitoramento socioeconômico ambiental”. Durante as diversas sessões temáticas que serão realizadas durante o Congresso, serão enfocados temas como: comunicação, mobilização e capacitação de atores em iniciativas de PSA; aspectos legais, arranjos institucionais e financiamento para o desenho e implementação de esquemas de PSA e, procedimentos e metodologias para a avaliação e monitoramento de serviços ambientais e impactos socioeconômicos e ambientais de iniciativas PSAs.

O Congresso oportunizará o debate sobre iniciativas de PSAs que contribuem para o desenvolvimento de estratégias de produção sustentável e a conservação dos ecossistemas. Especialistas com notório conhecimento sobre os temas estarão reunidos, sendo certamente esta uma oportunidade ímpar para reflexões, troca de ideias e disseminação de conhecimentos, buscando melhor estruturar o desenvolvimento e a promoção de mecanismos de financiamento para o bom manejo e a conservação do ambiente.

A programação científica do IV Congresso Internacional incluirá conferências, sessões temáticas (com espaço para apresentação oral), apresentação de pôster e visita técnica. Os resultados do Congresso serão editados em um documento de recomendações para uso nas instituições e no planejamento das ações, políticas públicas ou capacitações de técnicos e usuários.

O público alvo estimado de 500 participantes será constituído por representantes de instituições de pesquisa, ensino, extensão, organizações não governamentais, assim como, produtores e empresas do segmento ambiental e produtivo.